segunda-feira, 25 de agosto de 2008

AS DONAS DA BOLA


Salto alto, mini- saia e blush
invadem os gramados



Alguns clichês são sempre contemporâneos quando se relacionam "coisas de homem" e "coisas de mulher", e no futebol isso não seria diferente. Quem nunca escutou: "futebol é coisa de homem!"? Uma teoria ultrapassada que está sendo jogada para escanteio, já que o mundo futebolístico está se tornando paixão das mulheres. Com salto alto e maquiagem delicada cada vez mais o time feminino toma conta dos gramados e dão um show de bola nos comentários dos lances das partidas. Tudo isso sendo feito com o toque caprichado da mulher brasileira. E pra que tanta surpresa meninos? Futebol é coisa nacional e faz parte da cultura do país e a mulherada não pode ignorá-lo.

É extensa a lista das comentaristas e jornalistas esportivas que estão se destacando cada vez mais no cenário da comunicação regional e nacional. Alguns nomes merecem serem lembrados: Michelle Giannella (Gazeta Esportiva), Vanessa Riche (Sport TV), Michelle Giannella (Globo Esporte), Glenda Kozlowski (Esporte Espetacular e Globo Esporte), Renata Fan (Rádio Globo), Alline Meira (Rádio Nacional). Alguns de muitos nomes...

Tiro livre, escalação, escanteio, substituição, impedimento, campeonatos, fazem parte do vocabulário cotidiano dessas e de outras comunicólogas. Assim como a vibração na hora do gol, a raiva do chute adversário, os palpites nas escalações, a advertência ao juiz ou ao bandeirinha já fazem parte de seus costumes. Ah, e nem por isso a mulher perde sua feminilidade viu?!

Fica claro então que mesmo sem trocar o salto pela chuteira, a mini-saia pelo uniforme e o blush pelo meão, a mulher se torna cada vez mais presente nos assuntos do futebol, preferindo que a bola fique no campo e elas na comunicação.




Alline Meira - 3º sem

10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto!!!
E me identifiquei muito!!

=)

Alline Meira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostaria de começar este "expresso" dizendo que o "expresso" excluído aí em cima não foi de minha autoria[rs][...]
Alline Meira, seu texto nos apresenta a realidade de forma "nua e crua". É notória a participação do sexo feminino nos esportes de modo geral, e o futebol é um desses "campos". Não resta duvida, as mulheres são boas no que fazem. Dirigem muito bem, são boas profissionais, e hoje posso encher o peito e dizer, são boas de bola. Outrossim, como você salientou no post, elas vem ganhando espaço na mídia esportiva. (a Renata Fan é da Band)(ou já está na "engodo"?)
Enfim, a famosa "guerra dos sexos" se é que existe, está sendo vencida pelo sexo feminino, e eu? eu acho isso tudo muito bom... bom de mais...

Gênesson Honorato

Alline Meira disse...

Muito bem lembrado a famosa "guerra dos sexos". Que bom que o post não foi seu. Também não fomos nos do jornalismo expresso que excluímos. Rs...Então, realmente essa idéia de limitar assuntos sendo como "de mulher" e de "homem" é coisa do passado. Obrigado pelos comentários...Ah sim Gênesson, a Renata Fan apresenta um programa na Band sim, "O jogo aberto", mas também é radialista e apresenta "A bola e a Bela", uma participação que tem na Rádio Globo. Beijos e Abraços
=)

Anônimo disse...

Muito pretensioso da sua parte Alline Meira, acrescentar seu nome junto ao 'time' de jornalistas esportivos iseridos no meio do texto.

Alline Meira disse...

Rsrsrs...Só para representar a Região Valério...O foco do blog e "divulgar" cada aluno de jornalismo que acrescenta algo tanto ao blog (escrevendo) como para a comunicação em geral. Não me comparo em momento algum a nehuma das comunicólogas esportivas sitadas.E tb nem posso...Não chego a tanto! Sou uma estagiária conhecendo o amplo meio da comunicação...Já sentimos orgulho do nosso começo na área. Não é só meu nome que vai estar inserido em alguns contextos...Vc sabe que lá no curso de jornalismo já tem alguns "profissionai", vc é até um deles...Não se assuste se tiver um post com seu nome, ou o de Kaúla, o de Alana entre outros...Sentimos orgulho!
=)

Anônimo disse...

Ok Alline, de fato eu não sabia sobre a Renata obrigado pelo feedback.

Valério, apenas um comentário[...] você não foi feliz no
"expresso"

Tarcila Vieira disse...

Michelle Giannella (Gazeta Esportiva), Vanessa Riche (Sport TV), Michelle Giannella (Globo Esporte), Glenda Kozlowski (Esporte Espetacular e Globo Esporte), Renata Fan (Rádio Globo), Alline Meira (Rádio Nacional). Alguns de muitos nomes...


(KKKKKKKKKKKKKKKKKKK)

ESSA É ALINE MEIRAAAAAAAAAAAAAAAA!

Anônimo disse...

Eu gostei do texto Aline.Nos conhecemos somente por telefone.Ligo pra rádio direto e falo contigo.Eu gosto de ouvir/ver as mulheres na comunicação esportiva.Até mesmo na atuação como atletas elas estão dando um show!Parabens!E muito bem voce estar representando a nossa Itabuna.Acompanho outras radios daqui da cidade e não conheço outra que faça futebol.Gosto de escutar!
Marcos Thiago do Bairro de Fátima

Anônimo disse...

Gosto dela,da forma que ela escreve, do seu potêncial!