domingo, 1 de março de 2009

O SEGREDO DE JOHNNIE WALKER



Pode até parecer estranho, mas, em umas das minhas muitas andanças, precisamente em um restaurante na capital baiana, uma imagem impressionou-me. Fiquei estática, anestesiada, impressiona. Com o quê? Não me achem bizarra, mas me impressionei com uma parede completa de uísque. Mas não era uma parede qualquer. Era A PAREDE de Red Label que já fazia parte da decoração do requintado lugar. A quantidade me pareceu absurda. Alguns minutos parada, sem muito que pensar, um garçom chegou manso dizendo: “Aí não tem nem a metade de todo o clube do uísque, só as garrafas mais cheias.”. O que me admirou não foi só a quantidade de uísque, mas O UÍSQUE que dominava aquela magnífica obra prima. Os rótulos vermelhos com detalhes dourados davam um “toc” sublime à fotografia. Perguntei-me baixinho: “É, quem nunca tomou um Johnnie Walker?”. Ou melhor: um Red Label?

Depois de ver aquela legião de “Johnnies” respondi-me: “Todo mundo bebe!”.

Fiquei imaginando o tal “monopólio” uisquisado, querendo desvendar o nobre segredo do Johnnie Walker. Claro que precisei dar umas “goladas” em “algumas” doses durante a pesquisa. O velho Johnnie Walker era gênio dos negócios. Foi o grande percussor das “cachacinhas escocesas”. Mas, devoto todo o sucesso do Johnnie Walker para o faro de Alexandre. Quem foi Alexandre? Seu primogênito.

Ele aprimorou a bebida pesada e oleosa criada por John (que intimidade). Ah, o segredo né?! Então, Alexandre criou e fez o sucesso dos uísques Walker’s a base do cheiro. Ele nunca colocou uma gota de álcool na boca. E conseguiu misturar cerca de 40 destilados, na dosagem certa, e inventar as variedades dos Johnnie’s Walker’s. Ele deixou o paladar com a gente...

E por que o uísque não ficou conhecido como Alexandre Walker? Uma singela homenagem ao seu pai. Ele preferiu deixar o nome do pai na história. Vou até beber o Red Label com mais sentimento agora!

Pois bem, tudo a base do perfume, assim foi criado à linha Johnnie Walker (Red Label, Black Label, Blue Label...).

Ah, não vou esquecer mais um detalhe: o designer da garrafa. Para que coubessem mais garrafas na caixa e mais informações no rótulo, Alexandre fez as garrafas quadradas e os rótulos diagonais. Em uma época que ninguém fala em estratégia de marketing ele conseguiu inovar, fazendo com que os dois elementos ajudassem os “pinguços” a reconhecer um uísque da família Walker à distância.

É, depois toda essa história percebi que essa tradição merece todo o reconhecimento (que tem). Agora, para terminar, faço um brinde aos Walker’s. Ao velho Johnnie e ao grande Alexandre. Ah, e de Blue Label! tim-tim!



Alline Meira - 4º sem


5 comentários:

Tarcila Vieira disse...

eu como te conheço beeem meirão sugiro...faça a sua historia nesse ramo tb!
vc é capaz minha cara
beeem capaz
kkkkkkkkkkkkkkkkk
beijos!

Anônimo disse...

Aí eu tiro o chapéu mamãe!!!
Tem talento viu ... 'Fantastic'
Adorei...

Alline Meira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk...Vou tentar deixar meu nome na História nesse sentido Lata! kkkkkkkkkk... Jú, valeu pelo "tem taleto"... a gente não nesce, adquire!!kkkkkkkkkk!
=)

Anônimo disse...

Line, sua cara! O melhor!

Anônimo disse...

Line, sua cara! O melhor!