terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PROCURADO

Os cartazes com a imagem de Cristo espalhados pela cidade têm chamado à atenção e gerado, talvez por falta de conhecimento, alguns comentários superficiais a respeito do conteúdo. Na verdade, trata-se de uma intervenção realizada por agentes do Balão Paraceu - grupo formado por ativistas que sugerem um debate sobre a transformação do espaço público urbano através da manifestação artística nas ruas.

Os elementos combinados no cartaz são reacionários, ou seja, independente de quanto tempo se visualize o objeto, este o olhará de volta e, a partir do contato visual o observador levará consigo a imagem de um cordeiro ou de um leão. Segundo o grupo, o cordeiro pode ser entendido como um personagem social passivo, pronto ao sacrifício e a apatia dos determinismos articulados pela opressão física e mental. Já o leão possui um caráter revolucionário, político e filosófico do personagem no cartaz.
E você, é cordeiro ou leão?
Gerar essa discussão é o principal trunfo do Balão Paraceu.

:: Saiba mais: www.paraceu.blogspot.com ::

Kaúla Cordier - 4º sem

sábado, 20 de dezembro de 2008

FOTOGRAFIA DO ANO

(CLIQUE SOBRE A IMAGEM)

A imagem que mostra uma menina haitiana em bairro miserável
foi reconhecida com o prêmio do Unicef como a melhor fotografia do ano. A obra é da fotógrafa belga Alice Smeets que conseguiu traduzir uma beleza impactante nos olhos da menina. Admirável!!!


Kaúla Cordier - 4º sem

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

OS POETAS DO MSN

As pessoas sempre sentiram a necessidade de se expressar de alguma maneira. Fosse através de desenhos, símbolos, gestos, canções, palavras ou ritmos, a definição para o sentir e o pensar são instituidos como convenções sociais, estando elas ligadas à cultura e ao ambiente de uma comunidade.
Em pleno século XXI, em que as relações interpessoais se desvinculam do contato face a face e vinculam-se a um mundo virtual, ainda há a necessidade da exposição de idéias e pensamentos, em uma tentativa de concretização destas.

Este mundo ao qual estamos agora vinculados, nos permite essa façanha. Ele nos faz acreditar que, por ser planetário, todos poderão ler o que é escrito e registrado em rede, escutar o que é falado e gravado em rede e conhecer uma visão que talvez seja compartilhada por mais de uma mente.

As invenções que borbulharam nos séculos anteriores, causou no homem de hoje mais sede por saber, e mais comodidade ao que ele considera como bom. As pessoas não vão mais às ruas lutar pelos seus ideais; agora elas publicam as suas revoltas em seus blogs e resumem elas em frases de msn.

Quero gritar para todo mundo ouvir virou parâmetro na Internet e, conseqüentemente, no programa de conversa mais famoso da virtualidade: o MSN Messenger. A Microsoft Corporation talvez não imaginava a repercussão da sua utilidade quando o criou.

Os utilitários desta ferramenta fazem dos seus momentos on-line como ponto de encontro entre amigos, muitas vezes conhecidos apenas em uma esfera imaginária; se os vissem ao vivo, talvez nem os identificasse, mas saberiam quem era quem apenas por diferenciar os nicks de msn e a maneira como cada um daria risada ou escreveria você.

Os problemas ou a felicidade não são anunciados apenas pela ação do "anunciar", todos que o fazem querem atenção! Querem aliados, querem uma discussão, uma crítica ou apenas um desabafo. Mesmo que isso esteja implícito no subconsciente de cada ser, os motivos pelos quais você opta se expor, são motivos muito mais relevantes do que se pode imaginar.

No msn criou-se um ambiente propício para a formação dos poetas do século XXI. Na necessidade de escutar e ser entendido criaram-se as maiores idéias. E no fazer e materializar criaram-se as maiores invenções.


Clara Abdo - 4º sem

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

DICA EXPRESSO

Acontece nesta sexta-feira (05) na Unime – Campus I, a partir das 19h, a palestra “A Chave do seu Sucesso” direcionada para alunos e profissionais dos cursos de Jornalismo, Administração e Direito.

Durante os intervalos das apresentações o evento contará com a participação da Banda Quilombo Paradiso. Um verdadeiro show!!!

[VAGAS LIMITADAS]

Maiores informações: 2103 3000

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CRIANÇAS RECEBEM PROJETO DE SAÚDE BUCAL

O Orfanato S.O.S. Canto da Criança, situado na Nova Califórnia em Itabuna é uma das entidades que fazem parte do Projeto Integrado de Comunicação Social da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), o local recebeu, mais uma vez, a visita de estudantes do Curso de Jornalismo na tarde do dia 29 de novembro para por em prática o Projeto de Saúde Bucal.

O evento contou com a colaboração da dentista Indira que alertou as crianças quanto à importância de cuidar dos dentinhos ensinando-os a prevenir doenças da boca, demonstrando, através de teatro, música e com materiais odontológicos, como é importante a correta higienização bucal, motivando-os a escovação e o uso do fio dental.

Foi proporcionada uma tarde de recreação em que houve brincadeiras, distribuição de lanches, em que foi composta uma mesa apenas com frutas, sucos e kits, contendo creme dental, escovas e fio dental. Os alunos do curso se empenharam bastante para tornar o dia dessas crianças ainda mais feliz e saudável.

“Aquela visita nos deu uma grande lição e aprendemos que mais do que bens materiais aquelas pessoas precisam de atenção, de cuidado, de lazer, de alegrias. E que nossos problemas são mínimos perto das perspectivas de vida daquelas crianças”, diz Julianna Torezani, professora e coordenadora do Curso de Jornalismo que acompanhou e apoiou os alunos na realização desta causa.

Fazer com que a felicidade seja completa dentro da instituição depende das ações da comunidade, na sua participação através dos projetos que ainda compõe hoje 39 (trinta e nove) crianças e jovens entre três meses e quinze anos de idade. É muito importante a ação e cooperação da sociedade. A finalidade é fortalecer a entidade em termos de receptividade, pois abrigam crianças órfãs e também as que são levadas pelos seus próprios pais, sem condições financeiras ou pelo Conselho Tutelar, sem quaisquer tipos de restrições.

Mais do que uma ação social esse projeto propôs as crianças momentos de aprendizagem e conhecimento. É possível demonstrar através dessas ações a preocupação que a comunidade tem com cada um que faz parte dessa instituição. Com o apoio de todas essas crianças e jovens podem ter maiores perspectivas de vida e esperança para um futuro próspero e mais saudável, agregando valores fundamentais para a vida.


Alane Reis - 3º sem

===================================== O Orfanato S.O.S. Canto da Criança agradece aos colaboradores: Dra. Indira, Julianna Torezani, Alane Reis, Dhones, Alana Rodrigues, Leila Arruda, Lucilene Soares,Tayara Carvalho, Gustavo Blohen, Tarcila Dias, Tamires Dias, Clara Abdo, Dani entre outros.