terça-feira, 30 de setembro de 2008

EM FRENTE E AVANTE

Na quinta-feira passada (25), cerca de 2000 estudantes da UESC organizaram-se num manifesto que desejava a reativação do restaurante universitário, inativado a 4 meses. Segundo Michael Mendonça - estudante de Direito e ativista da manifestação - os universitários que passaram a “morar” por tempo indeterminado no local querem, acima de tudo, transformar o espaço num grande centro cultural. Arames de caderno que foram feitos de reco-reco, latas que se converteram em tambores, palmas, gaitas e violões compuseram o som e deram vida a cultura. Além disso, está prevista a ministração de aulas por docentes e a criação de uma “Semana de Cultura”, na qual diversas atividades artísticas serão exibidas.
Hoje (30) os manifestantes do Movimento RU - Resistência Universitária avançaram na sistematização e consolidação da ação do grupo e os resultados já começam a aparecer. Murais de avisos, de atividades, de programação e de telefones úteis foram espalhados pelo alojamento. Painéis de informação, de opiniões e sugestões também foram criados. O lixo está sendo coletado de maneira responsável e o ambiente está sempre limpo. A residência universitária já possui número próprio e foi dividida em três alas. A resistência, que até já adquiriu geladeira, realizou ontem (29) aulas de malabarismo com as crianças do Bairro Salobrinho.
o estudante e ativista Michael Mendonça enfatiza que é permanente a ocupação do RU até que todas as reivindicações sejam atendidas pela administração da UESC e solicita o apoio de todos. Participem!

Kaúla Cordier - 3º sem

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PASSEATA EM PROL DA VIDA

Grande passeata de conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos acontecerá nesta quarta-feira (24). Em Itabuna com saída da Praça Camacã às 14h e em Ilhéus a partir das 8h com saída da Secretaria Municipal de Saúde. A Enfª Anna Aragão, coordenadora do Núcleo de Doação Transplante de Órgãos Ilhéus/Itabuna, convida a todos a participarem dessa caminhada e a ajudar salvar vidas.

Lembrando que segundo o coordenador nacional do Sistema de Transplantes do Ministério da Saúde, Abrahão Salomão Filho, há no Brasil 66 mil pacientes na lista de espera quando apenas 15 mil operações são feitas anualmente e que o nosso país é o terceiro melhor preparado para fazer transplante no mundo, faltando apenas doadores, sua presença na passeata torna-se indispensável. Participe!


Alana Andrade - 3º sem

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O CIDADÃO E OS 40 LADRÕES

No próximo dia 05 de outubro, todos sabem, será realizado o maior movimento “democrático” do Brasil, a eleição. E é nesse período que muitos políticos encontram na simplicidade do povo brasileiro um caminho para entrar na quadrilha mais bem formada do mundo: A política brasileira.

Claro! Estou sendo dura demais com os pobrezinhos de nossos representantes governamentais, que trabalham EXAUSTIVAMENTE e ganham míseros 25 MIL REAIS. Estou sendo inexorável com os pobres homens que deixam sua esposa, seus filhos, sua família para lutar pelos direitos do povo brasileiro. Pela justiça salarial principalmente. Afinal, esses homens ganham o mesmo salário mínimo que nós e trabalham o mesmo período.
Espera um pouco, eles estão lá para nos representar e quem os paga somos nós. Com que dinheiro? Não consigo nem me sustentar! São tantos os impostos que tenho que pagar. Até pra comprar um Big Big pago imposto, até pra usar o banheiro de minha casa eu pago. Parece brincadeira que tenhamos que pagar um salário tão gordo para uma quadrilha...
Sim, mas deixe-me voltar à notícia inicial; a eleição. Este, como já disse, é o maior evento democrático do país. Um evento tão especial que chegamos a chorar de emoção ao clicar no CONFIRMA da maquininha do voto. Aparece lá: 'Vourobar da Silva 404040' e a foto do nosso patriota. A gente clica no botãozinho verde e sai pra comemorar com santinhos e bebidas de graça que nosso candidato mandou comprar exatamente pra gente. Que moral! É um momento tão democrático que sou obrigado a votar.
Mas chega dia 01 de janeiro, e nada de mais acontece. Daí em diante, o meu amigo candidato, representante dos meus interesses nem aparece mais na cidade e quando aparece e me vê é como se fosse um estranho, nem um Juninho da Schin ele paga pra mim. Ano que vem eu dou o troco! É o que eu digo. Mas ano que vem acontece tudo de novo.
Então chegou mais um ano de eleição brasileira, dessa vez temos a responsabilidade de eleger um político que vai cuidar dos interesses mais próximos, a nossa cidade. É mais um ano de promessas, mais um ano de esmolas, mais uma no de decisão... E então me pergunto o que vou pedir a meu candidato, um emprego, uma casa, um botijão? Resolvi pedir RESPEITO. Devemos entender que esse é o nosso direito, respeito a nossa dignidade. Somos cidadãos e temos mais uma chance de tirar a quadrilha do poder. Façamos a nossa parte.

Do contrário, serão mais quatro anos de desrespeito e roubalheira e é como diz o comercial da justiça eleitoral “Quatro anos é muito tempo”.

Tatiana Santana - 3º sem




quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O DESCASO COM A VILA OLÍMPICA FERNANDO GOMES



O “Fernandão” está em estado precário, em plena edição do XXXV Jogos Estudantis realizados em Itabuna no final do 4º mandato do atual prefeito, Fernando Gomes. Os atletas já estão vindo vestidos de suas casas, pois não tem condições de serem usados os vestiários da Vila Olímpica.

Além da situação de precariedade dos vestiários masculinos e femininos, tem muita sujeira nas arquibancadas, as quadras externas estão destruídas e o matagal tomou conta do local. E ainda possui vazamentos do registro de água, que desperdiça e acumula água parada na parte externa do prédio. Isso, para uma cidade que está com altos índices de casos de dengue, no mínimo, é muito perigoso.


Texto e Fotos: Fábio Assunção - 3º sem

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O SHOW DOS ESPORTES


Os Jogos Estudantis em Itabuna começaram com competições pela manhã e pela tarde nas quadras da Villa Olímpica e Colégio Sistema. São 32 escolas entre particulares, municipais e estaduais que terão seus alunos disputando as várias modalidades de esporte. Segundo a coordenadora do evento Nayara Alves Severo, são 102 equipes divididas entre futsal, vôlei, basquete e handball, e ainda tem os esportes individuais como natação e judô. As competições que começaram há 35 anos com o objetivo de mostrar o trabalho de Educação Física das escolas e de valorizar o Esporte, até hoje promovem uma interação, união e respeito entre os alunos de diversas escolas, mostrando o que cada um aprendeu em sala de aula. Afinal como afirma Nayara, “conteúdo de sala de aula oferece conhecimento, mas formação e cidadania quem oferece é o esporte”.

Texto: Alana Andrade - 3º sem | Fotos: Fábio Assunção - 3º sem

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

CARTA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO SUL NA DATA DE HOJE:

Na semana passada o colunista Antonio Naud pediu uma fotografia minha para ser publicada neste jornal. Ao comprar o Jornal no fim de semana, estava lá a minha foto. No começo fiquei confusa a quê fazia referência, pois estava ao lado de uma matéria intitulada de “Do mundo nada se leva”. Ao passar os olhos sobre a matéria percebi que ela não tinha nada haver comigo. Então olhando atentamente achei o que falava sobre mim. Era um quadro de atividades que dizia “Eu estou... assistindo ao labor fotográfico autêntico de Milena Palladino (foto), puro talento!”. Então pensei “É sempre bom ter reconhecimento...”Guardei o jornal. O que eu não esperava era ter problemas com isso. Na segunda feira recebi um e-mail que indagava: “Quem é Milena Palladino?”, esse e-mail me acusava (sem provas) de que a tal matéria fora assinada por mim. Ora, veja bem, eu que até então nem havia lido a matéria na integra, vi que se tratava de um caso político. Como poderia eu escrever sobre um assunto no qual não tenho conhecimento, ainda mais não sendo da minha cidade? Como eu respondi ao e-mail (sem assinatura), sou estudante de jornalismo, por isso ainda não estou no ofício de escrever, ainda mais de maneira tendenciosa. Logo, não quero sujar a minha imagem por causa de nenhum descuido.


Atenciosamente,
Milena Palladino.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CPI: CONSTRUINDO UM POVO INVENCÍVEL

Preciso de uma folha limpa com linhas horizontais. Preciso de uma caneta, tinta azul. Não gosto de arco-íris! Preciso, também, de pensamentos, palavras bonitas.
Preciso pensar em momentos, naqueles movimentos...
Preciso de inspiração, de luz... Ah! De uma canção. Ana Carolina, MPB, Legião, Rock, Pop, Caetano Veloso, nosso bem preciso.
Preciso de silêncio, nada de CPI, nada de TV. Não gosto de política, de corrupção... Jornal não gosto de ler. Preciso, já sei! De um novo ambiente. Fugir do lugar agitado em que estou. Subo as escadas do pensamento para a laje, vazia, me sentindo um pássaro no céu, em pleno curso de vôo.
Preciso, agora, de... De quê? Não sei mais! Tenho tudo nas mãos: boca, palavrão. Tenho boas idéias, vontade de lutar, vontade de ir ate lá! Mas onde estão os cara-pintadas? Deram a vida pela democracia e nós, imbecis, nessa monotonia.
Ah, que povo tolo! Sentados no sofá, no banquinho, sei lá! Olhando os bandidos: deputados, senadores, a quadrilha os roubar. Roubam o que é seu, o que é meu, o que é nosso. Tenho tudo nas mãos: leis, boca, eleição... Sei que posso!
Vamos lá ao Jornal Nacional mostrar nossa nacionalidade afinal! Precisamos explorar nossos direitos. Se existem leis, por que vivermos desse jeito?
Temos tudo nas mãos. Temos, todos, direitos. Eles têm, todos, deveres. São nossos empregados. São, apenas, contratados no Senado.
Temos tudo nas mãos: Democracia, boca, eleição. Temos tudo nas mãos!



Tatiana Santana - 3º sem

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A CAMISA DO QUARTO DE JORNALISMO

Uma idéia pensada para caracterizar a turma 2007.1 de Jornalismo da Unime, realizada por mim em parceria com Milena Palladino. A palavra-chave "quarto" dá o sentido da arte e refere-se ao quarto semestre, ao quarto poder, ao quarto crescente da lua e ao cômodo quarto. E como o curso é noturno, a cor escolhida foi o azul-marinho por aproximar-se mais da cor do céu a noite, já que o curso é noturno.

Idéia comprada, satisfação garantida!




Kaúla Cordier - 3º sem

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

AVISO


Pessoal,

Em breve estaremos postando o vídeo realizado pela nossa Equipe de Jornalismo durante a cobertura da Parada da Diversidade GLBT que aconteceu no domingo (31).

Por enquanto dá pra conferir algumas das fotos registradas na galeria de Milena Palladino. Acesse: http://www.flickr.com/photos/milenapalladino


Aguardem!!!


Kaúla Cordier – 3 º sem